16/12/2014 08h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

MDS prorroga prazo para atualização do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social

Brasília, 15 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo até 31 de julho de 2015 para que gestores municipais e do Distrito Federal procedam o preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), principal ferramenta do Programa Nacional de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Suas (Aprimora-Rede).

Além do valor de R$ 50 para cada cadastro preenchido será acrescido R$ 20, totalizando R$ 70, para aqueles que concluírem o preenchimento até o dia 31 de dezembro. Os gestores que não conseguirem realizar o cadastramento até 31 deste mês poderão fazê-lo de 1º de janeiro a 31 de julho de 2015 – nessa etapa será pago o valor de R$ 50,00 por cadastro preenchido.

“Queremos mobilizar o maior número de municípios. É importante que todos preencham, principalmente para que conheçam sua rede e, a partir dessas informações, possam organizar seus serviços e ampliar a cobertura das ofertas”, destaca a coordenadora geral de acompanhamento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Ana Paula Gonçalves.

O cadastro reúne informações sobre entidades e organizações que prestam serviços socioassistenciais em todo o país. As visitas técnicas são fundamentais para o preenchimento do CNEAS. A partir da visita às unidades privadas de prestação de ofertas socioassistenciais, os gestores municipais e do DF terão subsídios para prosseguir na alimentação do cadastro.

Com o objetivo de obter o maior número possível de entidades cadastradas, o MDS oferece um incentivo financeiro para auxiliar no pagamento de despesas com visitas às entidades e inserção de informações no sistema. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800-707-2003 ou pelo emailredeprivadasuas@mds.gov.br.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021