21/11/2014 12h58 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

MDS debate em Vitória Sistema Único de Assistência Social com profissionais da Região Sudeste

Gestores, técnicos e demais profissionais da assistência social da Região Sudeste participaram em Vitória, nos dias 20 e 21, da Reunião de Apoio Técnico Regional da Gestão do Trabalho e da Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – Suas promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH).

A reunião teve como objetivo debater o processo de profissionalização dos técnicos da assistência social e as questões pertinentes à gestão do trabalho estabelecidas pela Norma Operacional Básica (NOB/RH/SUAS), e a Educação Permanente dos profissionais da mesma área, que faz parte do processo de aprimoramento da gestão e da progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população.

Como os profissionais do Suas são o principal recurso da Política de Assistência Social, a gestão do Trabalho e educação são áreas estratégicas e fundamentais para a qualificação acerca do Sistema e na efetivação dos direitos socioassistenciais, tendo em vista a superação da cultura do assistencialismo e do paternalismo ainda presentes na sociedade e no âmbito da assistência social.

Com a nova forma de gestão da Política de Assistência Social, as mudanças no processo de trabalho passam a ser necessárias, de modo que a atuação profissional passa a ser entendida como um instrumento de qualificação dos serviços e da gestão dessa política pública.

Durante a abertura a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, destacou que há muito tempo os profissionais da área buscam a implantação da uma rede socioassistencial. “Desde 2004 existe um grande esforço para uma estruturação da rede de serviços assistenciais e hoje temos o Suas, o que é motivo de comemoração. Mas ainda temos grandes desafios pela frente, por isso é tão importante debatermos a gestão do trabalho e a educação dos profissionais que atuam no Sistema, para que possamos sempre melhorar os serviços que ofertamos aos usuários.”

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – SEADH
Alessandro Gomes
alessandrogomes@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6802 / 9.9949-6072
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6803 / 9.9859-6726
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard