13/01/2025 16h42 - Atualizado em 14/01/2025 10h29

Setades realiza apoio técnico sobre cartão reconstrução 2024/2025

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Trabalho e Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Gerência de Benefícios e Transferência de Renda - GBTR realiza apoio técnico aos gestores municipais e equipes de referência sobre o Cartão Reconstrução para orientação e esclarecimento de dúvidas.
O evento tem como público-alvo gestores municipais de Assistência, equipes de referência da Defesa Civil, CADÚnico, CRAS e CREAS e acontece a partir das 14h de forma virtual.
De acordo com a secretária de Assistência Social em exercício Fernanda Motta, o Cartão Reconstrução foi criado pelo Governo do Estado e é de suma importância, principalmente na ajuda com as famílias que foram atingidas pelas intensas chuvas. “O valor de R$3.500 reais é muito significativo para que os capixabas possam reparar danos e darem um pontapé inicial à reconstrução de suas vidas”, afirmou.
Quem tem direito ao Cartão Reconstrução?
Todas as famílias residentes nos municípios atingidos pelas chuvas que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, homologadas pelo Estado, desde que atendam a todos os critérios, têm direito ao auxílio.
Além de residirem nesses municípios, as famílias precisam atender aos seguintes critérios: ter o cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses; ter renda familiar mensal de até 3 salários mínimos; ter os danos causados pelas chuvas comprovados pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros ou pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Cartão Reconstrução é um benefício no valor de R$ 3.500,00, criado para atender famílias atingidas pelas fortes chuvas no Estado. O auxílio, será pago parcela única, e é voltado para ajudar as famílias a adquirir móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário. Os pagamentos serão feitos em um lote mensal, até que todas as famílias com direito e que atendam cumulativamente a todos os critérios tenham acesso ao auxílio financeiro.
A Setades informa que o período abrangido pela lei do Cartão Reconstrução é válido para as perdas em decorrência das chuvas ocorridas entre novembro de 2024 e março de 2025.
Portanto, todos os municípios com decretos de calamidades homologados pelo Estado e os beneficiários que atendam aos critérios legais de recebimento, dentro desse período, terão acesso ao auxílio.
As listagens de pagamento estarão disponíveis no site da Setades: www.setades.es.gov.br.
(Texto produzido com a colaboração de Lavinia Ramos).


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas
(27) 3636-6803 / (27) 99949-8105
ana.freitas@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard