11/12/2014 07h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Conselheiras entregam Plano Estadual de Políticas para as Mulheres ao governador Renato Casagrande.



























Durante a tarde de quarta-feira (10), dia em que se comemora o 65º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedimes) entregou oficialmente ao governador Renato Casagrande, o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

O documento, elaborado pelo Cedimes em atendimento a uma demanda do Programa Estadual de Direitos Humanos, estabelece ações que objetivam fortalecer uma política específica para o público feminino, respeitando sua diversidade, bem como visa garantir o fim das inúmeras formas de violência praticada contra a mulher capixaba.

De acordo com a presidente do Cedimes, Edna Calabres, este documento começou a ser elaborado em 2011 e foi construído com base nas necessidades apontadas pelas mulheres.

Durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, juntamente com o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira, premiaram a senhora Maria Laurinda Adão e a entidade União de Negros Pela Igualdade (Unegro) vencedores do Prêmio Estadual de Direitos Humanos.

Já o Concurso de Redação Direitos Humanos na Escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), teve como ganhadores a estudante Giovanna Ferreira Jardim, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Washington Pinheiro, de Itapemirim; a estudante Débora Reis Pinheiro, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bortorino Costa, de Linhares; e o aluno Fábio Lahass, da Escola Estadual de Ensino Médio Colégio Estadual do município de Vitória.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartório, destacou a importância da participação em eventos que trazem como tema o respeito e a garantia dos direitos humanos. “Todos que aqui estamos, temos um compromisso com a luta pelo respeito e pela garantia dos direitos de cada ser humano. Dia após dia, ano após ano vamos seguindo firmes no propósito de termos um mundo melhor. Hoje tivemos algumas demonstrações de que vamos seguindo em frente. Hoje temos um Plano com ações de melhorias para a vida das mulheres sendo entregue ao governo durante a sexta semana estadual de direitos humanos. Temos uma longa caminhada, mas já podemos dizer que avançamos significativamente na direção do maior objetivo que é o respeito ao próximo e à sua diversidade, independente de qual seja,” declarou Nilda.

O evento de hoje registrou mais uma ação da VI Semana Estadual de Direitos Humanos, que teve inicio no último dia 17/11 com a 9ª Mostra de Cinema Direitos Humanos no Hemisfério Sul, na Universidade Federal do Espírito Santo. As atividades seguem até o próximo dia 16/12.

De acordo com o presidente do CEDH, Gilmar Ferreira, o fortalecimento da luta pelo Direitos Humanos no Brasil e no Espírito Santo passa pela ampliação do compromisso público estatal com mecanismos fortes e comprometimento com a implementação das políticas públicas de direitos humanos, com maior presença da sociedade civil na elaboração, implementação, monitoramento e controle.

Participaram da solenidade, o deputado estadual Claudio Vereza, a subsecretária de Movimentos Social Leonor Araújo, a professora Jaqueline Oliveira representando a Universidade Federal do Espírito Santo, Gilmar Ferreira e conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – SEADH
Alessandro Gomes
alessandrogomes@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6802 / 9.9949-6072
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6803 / 9.9859-6726
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard