04/11/2014 09h18 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Censo Suas 2014: Gestores devem ficar atentos ao prazo de envio de dados

Os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Pop e Unidades de Acolhimento têm até o dia 14 deste mês para preencherem os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2014. Este levantamento acontece desde 2007, atua no detalhamento do perfil da assistência social no país.

Para os gestores pelos Centros de Convivência, Conselhos e Gestão Municipal e Estadual, o prazo se estende até 28 de novembro, e as retificações poderão ser feitas entre os dias 1º e 5 de dezembro.

A coleta desses dados tem como objetivo levar para os estados e municípios como está a organização dos equipamentos de assistência social e dos serviços prestados e ajudar os gestores no planejamento e controle das ações.

Preenchimento
Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas após acessar o sistema pelo endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

A orientação é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema.

O não preenchimento do Censo Suas pelo município pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos.
Em caso de dúvidas, deve-se buscar informações com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), ou com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

Prazos para entrega do formulário
Questionário Data de Início Data de Encerramento
CRAS