08/10/2024 16h04 - Atualizado em 08/10/2024 16h56

Setades realiza palestras em alusão ao Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado internacionalmente no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e também fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, o que envolve uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. Para marcar a data, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) vai realizar uma série de palestras, via zoom, com temas diversos sobre o assunto.

As palestras que acontecerão na próxima quarta-feira (16), já estão com as inscrições abertas e visam discutir o “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.

As inscrições que vão até o dia 14 de outubro e são dirigidas a profissionais municipais, estaduais e de ONGs ligados à temática, agricultores familiares, movimentos sociais, conselheiros municipais e estaduais, membros de povos e comunidades tradicionais, profissionais liberais ligados à temática, famílias e população em geral.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/rLvoC2WypSdqGF7t7

Confira a programação completa:

09h. Abertura | Cyntia Figueira Grillo, Secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.

09h15. Transformar os sistemas agroalimentares para garantir o direito aos alimentos | Úrsula Zacarias, Ponto Focal de Gênero da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO Brasil).

10h. Resistência e subsistência na maior comunidade quilombola do Brasil. Adriano Paulino, Presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (AKCE) em Goiás, o maior e mais antigo quilombo do Brasil.
Mediação e comentários: Olindina Cirilo Nascimento Serafim, Pedagoga e Doutora em Educação do Coletivo de Mulheres Quilombolas “Raízes do Sapê” e Comissão Quilombola do Sapê do Norte.

11h. Perguntas e respostas dos participantes.

12h às 14h. Intervalo.

14h. Mesa Redonda: Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores.
Luiza Soares, Analista de Conservação WWF-Brasil.
Adriana Madeira, Profa. Doutora do Departamento de Morfologia da UFES.
Alessandra Rodrigues Garcia dos Santos, nutricionista e Profa. Mestre da UNISALES.
Katia Karam Toralles, membro do Movimento Slow Food Brasil.
Mediação: Juliana Zannella Gorian, Mestre em Psicologia e técnica da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Setades.

16h. Perguntas e respostas dos participantes.

17h. Encerramento.

Ana Luiza Freitas