27/06/2024 12h20 - Atualizado em 27/06/2024 12h21

Setades realiza II Seminário Estadual de Valorização da Primeira Infância

Foto: Eduarda dos Santos | Ascom Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) realizou, nesta quinta-feira (27), o II Seminário Estadual de Valorização da Primeira Infância, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), em vitória.

O evento teve como objetivo promover e aprofundar o diálogo sobre o desenvolvimento infantil, intersetorialidade e práticas bem-sucedidas da Primeira Infância, bem como os avanços e desafios da Política pela Primeira Infância nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal, além de implementação de ações, programas, projetos e serviços para esse ciclo de vida.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo esteve presente no evento e ressaltou a importância do seminário, “Esses momentos são extremamente importantes, pois, por meio dos diálogos e palestras que acontecem neles, as equipes saem daqui com novas ideias que serão aplicadas na área da Primeira Infância. E é exatamente isso que o Governo do Estado deseja, ações que permitirão que crianças tenham um excelente desenvolvimento nessa fase inicial da vida”.

Durante o evento, foram ministradas palestras que abordam o assunto. Entre elas, destaca-se "Desenvolvimento e Vulnerabilidade na Primeira Infância da Geração Alpha”, apresentada por Ailton Cezário; "Violência contra Criança na primeira infância e Proteção Integral: Reflexões para o trabalho intersetorial", apresentada por Daniela Teixeira e "Territórios do Cuidado: impactos, estímulos, interações para o desenvolvimento infantil”, apresentada por Sarah Maia da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).

Ana Luiza Freitas
ascom@setades.es.gov.br