19/11/2024 15h08 - Atualizado em 19/11/2024 15h07

Governo do Estado realiza Seminário ‘Desenvolvimento Infantil e os Múltiplos olhares para a Primeira Infância Capixaba’

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) realizou, nesta terça-feira (19), o Seminário Estadual “Desenvolvimento Infantil e os Múltiplos olhares para a Primeira Infância Capixaba”. O evento, que aconteceu no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, teve como objetivos promover e aprofundar o debate sobre desenvolvimento infantil.

O seminário foi um espaço de discussão sobre os desafios contemporâneos enfrentados por crianças na Primeira Infância, com foco em suas particularidades culturais e sociais. O encontro ainda ampliou a compreensão sobre as diversas infâncias e suas especificidades, enfatizando a importância da inclusão nas políticas públicas de crianças com deficiência, que vivenciam situações de fragilidade de pertencimento social ou de racismo na Primeira Infância.

Durante o evento, foi realizada também, a Premiação dos Municípios vencedores da 4ª Edição do Concurso Boas práticas pela Primeira Infância – BPIC. De acordo com a comissão de avaliação e julgamento do Prêmio de Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba (BPIC), os municípios que conseguiram as melhores colocações foram: 1º lugar – Projeto Memórias da Primeira Infância – Bom Jesus do Norte; 2º lugar – Projeto Vitória da Primeira Infância - Vitória; e 3º lugar – Projeto O Brincar e a Natureza – Alfredo Chaves.

O evento teve como participantes: a primeira dama do Espírito Santo e madrinha da primeira Infância dos projetos da Setades para o assunto, Maria Virgínia Casagrande, bem como autoridades, gestores e técnicos do Governo do Estado e dos 78 municípios capixabas, além dos representantes dos Poderes Legislativo, Judiciário, de Instituições de Ensino Superior, entre outros interessados no tema.

Na fala de abertura das oficinas, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, reafirmou a importância da primeira infância como base de uma política pública. “O plano Estadual pela Primeira Infância é um esforço coletivo, que serve como guia para as políticas públicas, alinhando-se às necessidades essenciais para o bem-estar das crianças na primeira infância. Juntos podemos alterar o destino dessas crianças que atualmente não têm acesso às oportunidades, promovendo assim a justiça social”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas
(27) 3636-6803 / (27) 99949-8105
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard