02/02/2022 16h33 - Atualizado em 03/02/2022 09h32

Espírito Santo é destaque em documentário sobre política e serviços de atendimento à primeira infância no Brasil

Foto: Déll Sampaio

A primeira infância no Espírito Santo tem atenção especial por parte do Governo do Estado. Desde 2019, quando o Governador Renato Casagrande regulamentou a lei do marco legal pela primeira infância, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), tem se colocado como articuladora com outras áreas do serviço público estadual, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada, a fim de estruturar o Plano Estadual Pela Primeira Infância, que será lançado em 2022.

Em paralelo à construção do plano, o Espírito Santo é aderido ao Programa Criança Feliz (PCF), que tem como principal objetivo, oferecer às famílias com crianças entre zero e seis anos, suporte, orientação e ferramentas para promover seu desenvolvimento integral das pequenas e pequenos.

Para melhor perspectivar os impactos do programa no país, a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), do Ministério da Cidadania, com o apoio do Projeto do Fundo Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), estão produzindo um documentário sobre as boas práticas do programa, em dez cidades brasileiras. As filmagens em Montanha foram acompanhadas pela equipe técnica da Subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi).

Para se chegar às cidades selecionadas, foi organizada uma seleção nacional que distinguiu as melhores práticas e atividades voltadas para gestantes e crianças de zero a seis anos de idade, na localidade atendida pelo Programa Criança Feliz. A equipe de referência do PCF do município de Montanha, participou do processo e ganhou destaque na seletiva, com a diretriz da intersetorialidade nas visitas domiciliares. A partir da perspectiva intersetorial, o município envolve diversos atores locais para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos a população atendida.

As filmagens e entrevistas do documentário foram realizadas com as mães e crianças atendidas pelo PCF, do Assentamento Agnaldo Pereira Prates e Meio Rural, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A expectativa é de que o documentário seja lançado em março de 2022.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard