12/11/2025 14h24

Setades realizou Apoio Técnico Virtual sobre Nota Técnica Nº 01/2025 - Mapeamento Crítico e Participativo de Território

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Gerência de Proteção Social Básica (GPSB), promoveu, o Apoio Técnico Virtual com o tema “Nota Técnica GPSB nº 001/2025 – Mapeamento Crítico e Participativo de Território: Como construir o Mapa Falado?”.
 
A ação é resultado do monitoramento estadual dos serviços da Proteção Social Básica, realizado com as unidades socioassistenciais, e teve como objetivo reforçar a importância do mapeamento crítico e participativo dos territórios como ferramenta de planejamento e gestão da política de assistência social.
 
O encontro contou com a participação de 304 trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social, entre representantes das Gerências de Proteção Social Básica, referências técnicas da Proteção Social Básica, coordenadores de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), equipes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Mobilização Mundo do Trabalho.
 
Durante a atividade, foram apresentadas as principais metodologias de mapeamento territorial, seus objetivos e aplicações práticas, além da introdução à ferramenta Mapa Falado, que permite representar de forma visual e participativa os elementos do território, a partir da escuta e da vivência da comunidade local.
 
Na perspectiva da Proteção Social Básica, o mapeamento de território é um instrumento essencial para compreender as vulnerabilidades e potencialidades locais, identificar áreas prioritárias de atuação, fortalecer a participação e o controle social e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes e integradas.

O Mapa Falado, apresentado na Nota Técnica GPSB nº 001/2025, alia representação visual e narração oral, possibilitando a articulação entre diversas políticas públicas — como assistência social, educação, trabalho, saúde, cultura e lazer — e tornando a compreensão do território mais acessível a toda a população.

 

Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação da Setades
 
Ana Luiza Freitas
 
(27) 3636-6803 (27) 99949-8105
 
ana.freitas@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard