24/10/2024 13h25 - Atualizado em 24/10/2024 13h40

Setades inicia oficinas de acompanhamento dos beneficiários/as do BPC na Escola no Sistema SAA

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e a Coordenação Estadual do Programa BPC na Escola vão realizar neste mês, as Oficinas de Orientação Técnica sobre o acompanhamento dos beneficiários do Programa BPC na Escola no Sistema SAA. O público-alvo é formado por técnicos e técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Serão disponibilizadas duas vagas por município, e o link para as inscrições foi enviado por e-mail aos coordenadores do CRAS e secretários e secretárias da pasta da Assistência Social.

A primeira oficina será realizada no município de Montanha, nesta quinta-feira (24), no polo UAB/UFES, localizado na Av. Getúlio Vargas, nº 436, Centro, e abrangerá os municípios da microrregião nordeste. Na próxima quarta-feira (30), será a vez da oficina na microrregião noroeste, que acontecerá no município de Nova Venécia, no Polo UAB/UFES, na Rua Sergipe, 667, Bairro Margareth.

Posteriormente, no dia 07/11, a oficina ocorrerá no município de Santa Teresa, no Polo UAB/UFES, na Av. Jerônimo Vervloet, nº 145, Centro, abrangendo os municípios da microrregião central serrana. As demais microrregiões estão em processo de definição e agendamento.

Para garantir que todos os técnicos e técnicas possam acessar o módulo de acompanhamento e compreender na prática o funcionamento do Sistema SAA/BPC na Escola, a coordenação estadual do programa, em conjunto com o município sede, buscou uma articulação com os coordenadores dos Polos de Apoio Presencial da UFES, que disponibilizaram o laboratório de informática com computadores e acesso à internet.

O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola, além da inclusão social de crianças e adolescentes até 18 anos com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio do acompanhamento dos beneficiários, são apontadas diversas atividades e ações que podem ser realizadas para superar as barreiras enfrentadas por essas crianças e adolescentes. Essa é uma forma de a equipe do CRAS e do CREAS encaminhar os beneficiários e suas famílias aos serviços socioassistenciais ou a outras políticas públicas, quando necessário.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: clerismarlyrio@setades.es.gov.br – telefone: 27/3636.6875.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas
(27) 3636-6803 / (27) 99949-8105
ascom@setades.es.gov.br

Siglas:
BPC - Benefício de Prestação Continuada
SAA - Sistema de Autenticação e Autorização

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard