24/08/2023 16h02

Setades e Ceturb promovem ação itinerante contra exploração do trabalho infantil nos terminais de Itaparica e Vila Velha

Foto: Equipe Peti-ES

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), promoveu, nesta semana, duas ações da equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-ES).

A primeira ação aconteceu
na terça-feira (22), no Terminal de Itaparica. Já a segunda ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no Terminal de Vila Velha. A iniciativa, coordenada pela Setades, é conhecida como Peti Itinerante que, em parcerias com instituições estaduais, federais e municipais, busca sensibilizar e conscientizar a população capixaba sobre as graves consequências sociais da exploração de crianças e adolescentes.

"É necessário que toda a sociedade compreenda os sérios danos causados por essa prática, pois os efeitos são sentidos em todo tecido social", afirmou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Fiqueira Grillo. "A naturalização do trabalho e da exploração sexual infantil pode ser combatida de diversas formas. Aqui, nós usamos a informação qualificada e a conversa como meio de abordar as pessoas e conseguir aliados nessa importante batalha", completou
.

Durante a abordagem, a equipe técnica responsável pela ação, buscou informar sobre o que é o trabalho e a exploração sexual infantil; quais as graves consequências sociais dessa prática; quais são os direitos das crianças e dos adolescentes e quando esses direitos são violados; quais são as redes de atendimento e apoio; e os canais de denúncia contra exploração do trabalho infantil.

Para o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos, a exploração do trabalho infantil deve ser combatida em todos os espaços. "O debate e ações de enfrentamento como esta que acontece agora nos terminais sempre vão contar com apoio irrestrito desta Companhia", frisou.

As intervenções do Peti Itinerante no município de Vila Velha ainda não terminaram. Mais duas ações estão previstas para acontecer em outros terminais, ambas no mês de setembro. A primeira será no Terminal de São Torquato, no próximo dia 13 e a segunda no Terminal do Ibes, no próximo dia 15.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard