Espírito Santo é premiado na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), recebeu, nesta quinta-feira (07), o Prêmio CNAS Simone Albuquerque, durante a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece até esta sexta-feira (08), em Brasília, no Distrito Federal.
Durante o concurso do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Espírito Santo se destacou na categoria de Gestão, devido à eficácia da qualificação da rede de proteção social capixaba por meio do mecanismo de cofinanciamento estadual. A proposta se baseou na Lei Estadual nº 9.966/12, que previa o financiamento para a estruturação da rede socioassistencial do Estado e dos municípios, incluindo a ampliação e a construção de equipamentos públicos para a melhoria da capacidade instalada e o fortalecimento do Suas.
A modificação do financiamento aumentou significativamente o número de unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) entregues à população de 2011 a 2018, período em que apenas 40 equipamentos socioassistenciais foram inaugurados. A partir de 2019, foram 29 unidades entregues, com outras 37 obras e construções com entrega já programada. Houve uma ampliação de unidades já entregues e em funcionamento de, aproximadamente, 30% da rede socioassistencial.
O Governo do Espírito Santo já estabeleceu novas metas, como a ampliação de até 145 unidades, entre Cras, Creas, Centro Pop, Centro de Convivência e Unidade de Acolhimento Institucional até 2026. Dessa forma, a expectativa é de que a rede de equipamentos socioassistenciais do Espírito Santo seja 61% maior do que a atual.
"Receber esse prêmio nos deixa muito contentes. Os investimentos na área de proteção social em nosso Estado demonstram que as políticas sociais ocupam um lugar central nas decisões do Governo. O governador Renato Casagrande está comprometido em fazer uma gestão fiscalmente responsável para a garantia de uma vida mais digna para aqueles que mais necessitam", destacou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, após receber o prêmio. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br