19/01/2017 16h19 - Atualizado em 19/01/2017 16h25

Últimos dias para visitar a Feira de Artesanato em Guarapari

Termina neste domingo (22) a Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari. Realizada com o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a exposição – que conta com artesanato capixaba e até de outros países – teve início no dia 27 de dezembro, com participação de mais de 120 artesãos na Praia da Areia Preta, no centro de Guarapari.

Quem estiver no município e quiser conhecer, pode visitar a feira que segue até este domingo (22), com funcionamento das 15 às 23 horas, e entrada gratuita. Os visitantes encontram objetos de uso pessoal e decoração feitos com fibras vegetais, como folha de bananeira,  madeira, barro, conchas, escamas de peixe e tecidos.

O evento visa divulgar o trabalho dos artesãos e contribuir no seu posicionamento no mercado. O subsecretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Alessandro Comper, lembra que além do atrativo cultural do artesanato, a iniciativa busca contribuir no acesso da população às produções dos que vivem de sua arte. “Junto aos artesãos identificamos que precisamos fomentar eventos e locais para que eles tenham vias para comercializar seus produtos. Quem prestigia esse evento está prestigiando o trabalho dessa categoria, incentiva a economia criativa e leva itens únicos de recordação. O nosso trabalho está focado em realmente contribuir para a projeção e a autonomia dos artesãos capixabas”, ressalta o subsecretário.

No evento é possível, ainda, acompanhar a confecção de algumas peças: tem artesão talhando peças em madeira, outros bordando, e ainda itens de decoração de barro sendo produzidos no evento. Para a professora Laura Mendes vale a visita. “Estamos de férias e passamos para ver o que tem na Feira, e vamos levar algumas lembrancinhas! Tem muita variedade e cada coisa linda! Os artesãos estão de parabéns pelas produções.”

Mazinha Fernandes, do Projeto Mãos em Obra, produz peças como escapulários e destaca a relevância da Feira para os artesãos. “Todas as Feiras são de total importância para nós, porque são os espaços que temos para vender o nosso trabalho, são nossa fonte de renda. O movimento aqui está bom, e traz o retorno que a gente precisa!”

A origem das peças expostas muitas vezes é de surpreender. A Associação Recicla, de Afonso Cláudio, está na feira com peças produzidas por idosos e pessoas com limitação física e mental. A coordenadora Schirlene Sales explica que o projeto busca contribuir com a reabilitação motora e na interação das pessoas assistidas. “Eles aprendem a bordar, fazer crochê, pintar, e provamos que eles podem produzir. Quando participamos de uma feira como essa, eles ficam felizes ao saber que suas peças foram vendidas, ao ver que tem gente dando valor à sua criação. Além disso, com o artesanato, ganham um dinheiro e se veem úteis junto a sua família, por contribuírem na renda familiar.” 

Serviço

Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari

Data: aberta até domingo (22/01).

Horário: das 15 às 23 horas, com entrada gratuita.

Local: Praia da Areia Preta, Guarapari.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard