07/11/2023 19h54

Sétima Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional começa nesta terça-feira (07) em Domingos Martins

Foto: Ana Freitas | Ascom Setades

Tem início, nesta terça-feira (07) e vai até a quinta-feira (09), a 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo. Com a temática “Erradicar a fome e garantir direitos, comida de verdade, democracia e equidade”, o encontro acontecerá em Domingos Martins e reunirá gestores públicos, trabalhadores sociais e organizações da sociedade civil.

A mobilização é convocada e organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Nutricional do Espírito Santo (Consea-ES), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). A conferência estadual é uma etapa prévia, antes da realização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro.

O presidente do Consea-ES, Rosemberg Moraes Caitano, frisou o caráter histórico do encontro, já que durante a gestão federal passada a política de segurança alimentar em todo o País foi gravemente afetada com a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que prestava assessoramento direto à Presidência da República.

"Esse encontro marca a retomada da articulação entre as instâncias municipais, estaduais e federais na defesa, implementação e ampliação de toda a política de segurança alimentar e nutricional do País. Vivemos um período de graves ameaças democráticas, em que não só as instituições foram ameaçadas, mas também o diálogo entre as esferas públicas e a sociedade civil. Assim, o que estamos fazendo aqui é reassumir essa interlocução fundamental do processo democrático", ressaltou Caitano.

A previsão é reunir na 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo cerca de 250 participantes, entre delegados da sociedade civil e governamentais eleitos nas conferências territoriais, bem como delegados estaduais natos, conselheiros do Consea-ES e convidados.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, ressaltou que a reconstrução do pacto federativo e o fortalecimento do controle social são cruciais para fomentar e qualificar as políticas sociais.

"Espaços como esse, em que o poder público e a sociedade civil podem dialogar sobre como garantir direitos, equidade e dignidade para toda a população, são vitais para o processo democrático. São esses encontros que alimentam a perspectiva de uma democracia mais inclusiva e participativa, e é isso que guia a nossa gestão”, destacou a secretária Cyntia Grillo.

“Também me sinto honrada de estar presente, como gestora e o representante do governador Renato Casagrande, em um encontro que tem como horizonte a construção de uma sociedade que seja garantidora de direitos, inclusiva e geradora de oportunidades", complementou Cyntia Grillo, que também é presidente da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional no Espírito Santo (Caisan-ES).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br