15/06/2023 16h01 - Atualizado em 15/06/2023 16h02

Setades promove seminário sobre financiamento do Sistema Único de Assistência Social

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), realizará, na próxima quarta-feira (21), o Seminário sobre o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O objetivo é capacitar e orientar os gestores e técnicos da assistência social que operacionalizam o Fundo Municipal de Assistência Social, no que diz respeito aos principais aspectos do financiamento e da execução orçamentária e financeira do Suas.

O evento contará com a participação
do analista técnico na Confederação Nacional de Municípios (CNM), Rodrigo Miranda. Ele é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduando em Contabilidade, Auditoria Governamental e Gestão Pública na área de Assistência Social.

O seminário acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Espírito Santo
(TCES), em Vitoria, a partir das 9 horas. O público prioritário é formado por gestores municipais e as equipes técnicas municipais da assistência. As inscrições podem ser feitas no site da Amunes (www.amunes.org.br) ou diretamente pelo link: https://www.amunes.org.br/curso/home/inscricao/28/financiamento-do-suas.

O Suas é um sistema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo poder público e pela sociedade civil, com o dever de organizar os serviços de assistência social pelo País. O modelo de gestão proposto pelo Sistema Único de Assistência Social prevê o financiamento compartilhado entre os entes da Federação, por meio de transferências regulares e automáticas entre fundos (nacional, estadual e municipal). (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira