11/01/2017 15h28 - Atualizado em 19/01/2017 16h31

Feira do Artesanato é atração em Guarapari

Turistas e moradores de Guarapari estão prestigiando a 15º Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari (Feinart). Realizada com o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a exposição – que conta artesanato capixaba e até de outros países – segue até o próximo dia 22, na Praia da Areia Preta, centro de Guarapari.

Na noite dessa terça-feira (10), os expositores receberam a visita do vice-governador César Colnago, acompanhado da secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Clarice Imperial, do secretário de Turismo, José Salles, do diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes, entre outras autoridades.

O vice-governador reforçou a importância do investimento. "A Feira Interestadual de Negócios e Artesanatos (Feinart) em Guarapari é uma tradição que precisamos manter, no entanto nossos recursos estão escassos, mas em um ajuntamento de esforços entre o Governo por meio da Setades, prefeitura e deputados federais, com suas emendas parlamentares, estamos conseguindo manter este espaço que valoriza o trabalho criativo, a cultura e a arte, gerando renda para tantas famílias e movimentando a economia da região."

Para a secretária Clarice Imperial, os avanços são resultados dos esforços da Setades em parceria com os artesãos. “No último ano a equipe traçou uma agenda e trabalhou junto a Federação das Associações de Artesãos do Estado do Espírito Santo atendendo, sempre que possível, as demandas do setor. Uma conquista para a política do artesanato capixaba. Outra conquista é que já temos garantidos os recursos para a realização da décima sexta edição da Feinart. Via emenda federal, estamos fazendo toda a parte administrativa para que o recurso chegue ao Estado e que tenhamos, no mínimo, o mesmo investimento desse ano para a próxima edição.”

Quem passa pelo local aprova o evento, como é o caso da Gilzane Bicallo, que estava com a família a passeio e aproveitou a atração. “A feira está maravilhosa, a estrutura e a diversidade! Tem itens da Indonésia e da Turquia que chamam a atenção, mas também variedade de itens locais.”

A Feinart – que tem recebido cerca de dois mil visitantes por dia – funciona de segunda-feira a domingo, das 15 às 23 horas, com entrada gratuita, e segue até domingo (22).

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto