18/05/2019 18h24 - Atualizado em 17/05/2019 18h05

Estado mobiliza municípios em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Com foco nas ações do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é lembrado neste sábado (18), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) mobiliza os municípios do Estado para uma série de ações que se estendem até o fim de maio. A ideia é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.


Neste sábado, a prefeitura de Vitória promoverá uma caminhada para divulgar o tema. As crianças das unidades do Serviço de Convivência Caminhando Juntos (Cajun) de Santo André, Nova Palestina e Conquista vão fazer uma panfletagem e abordagem da população na rodovia Serafim Derenzi, a partir das 9 horas.


No dia 31 de maio, o município de Guarapari vai sediar o 1º Fórum de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.

Em Jaguaré, haverá uma passeata. O município também promove no dia 30 de maio o Seminário Interdisciplinar sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será no Auditório da Escola Marciano Altoé.

Os municípios de Aracruz, Serra, Cariacica, Castelo, Guarapari, Linhares, Santa Maria de Jetibá, São Francisco, São Mateus, Vila Velha, Domingos Martins já realizaram suas atividades.
 

Por que 18 de Maio?

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no "Crime Araceli", ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 1998, as ações que marcam este dia visam a mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção.

A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para debater formas de garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

COMO DENUNCIAR:

Conselho Tutelar, CREAS, Delegacias Especializadas ou Comuns, Disque denúncias locais, Polícia Militar, PRF/191, Disque 100 e em caso de emergência 190.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Mara Mulullo
(27) 99953-7923 - (27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard