11/04/2024 17h28

Cadastramento do Cartão Reconstrução será pausado no final de semana para manutenção do sistema do Cadastro Único

Foto: Ascom Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) informa que o mutirão de cadastramento do Cartão Reconstrução, que está sendo feito nos municípios de Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte e Apiacá, será pausado neste sábado (13) e domingo (14) devido a manutenção programada do sistema do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), de gestão federal. O cadastramento será retomado na segunda-feira (15)

O CadÚnico é o principal instrumento de coleta de dados e informações das famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social, como o Cartão Reconstrução.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, as manutenções do sistema do Cadastro Único acontecem todo mês, de acordo com um calendário anual. A previsão é que o sistema volte a funcionar normalmente a partir de segunda-feira (15). “As famílias podem ficar tranquilas que nossas equipes estaduais retomarão o cadastramento já na segunda-feira. Estamos avançando muito e continuaremos no mesmo ritmo, até que todas pessoas que têm direito ao benefício, sejam atendidas”.

As equipes estaduais da Setades permanecerão nos três municípios mais afetados pelas chuvas (Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte),  até que as prefeituras recuperem sua capacidade normal de atendimento.

Para agilizar o cadastramento, a Setades montou três pontos de apoio: em Mimoso do Sul, no Municipal Litero Clube, na Praça Cel. Joaquim Paiva Gonçalves, s/n., Centro; em Apiacá, na tenda localizada na Praça Rubens Rangel, no Centro; e em Bom Jesus do Norte, na Rua Paulo Escudino, 32, no bairro Silvana.

Já as famílias residentes nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta também terão direito ao Cartão Reconstrução, porém as equipes municipais dessas localidades não tiveram a capacidade operativa comprometida. Dessa forma, o cadastramento está sendo feito pelas secretarias municipais de Assistência Social.

O Cartão Reconstrução é uma iniciativa do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), e visa a atender as famílias de baixa renda que residem nos municípios atingidos pelas chuvas do final de março e que tiveram estado de calamidade decretado pelo Governo do Estado. O benefício, no valor de R$ 3.5 mil, tem a previsão de atendimento de até 20 mil famílias.

Para mais informações sobre o Cartão Reconstrução, acesse: https://setades.es.gov.br/cartao-reconstrucao-perguntas-e-respostas

Ana Luiza Freitas / Samyra Ferreira
  ana.freitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br