20/06/2023 09h37

Setades oferta capacitação para técnicos municipais

Foto: Eduarda dos Santos | Ascom Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promove, desta terça-feira (20) até sexta-feira (23), a Capacitação de Entrevistador do Cadastro Único. Os encontros são presenciais e acontecem na sede da Setades, em Vitória.

O curso é ministrado pela Coordenação Estadual do Cadastro Único e tem como objetivo qualificar os técnicos municipais para atuarem como entrevistadores no preenchimento do formulário.

O Cadastro Único para Programas Sociais é o principal instrumento no âmbito das políticas públicas voltadas para a Assistência Social, utilizados pela União, pelos Estados e Municipais para conhecer melhor as famílias mais vulneráveis em seus territórios. Isso facilita a criação de novos programas sociais e a oferta de serviços de atendimento para essa população.

Nesse sentido, é muito importante a qualificação do profissional que faz a conexão entre uma determinada população e os programas sociais que se destinam às pessoas que fazem parte da comunidade. É o entrevistador quem faz essa ponte de entrada, por meio do atendimento, da coleta e da inserção das informações no sistema.

A capacitação vai proporcionar aos participantes experiência profissional, troca de informações com outros técnicos envolvidos, valorização do currículo profissional, além de uma certificação de 32 horas, com validade em todo o território nacional. Estarão presentes à capacitação coordenadores e técnicos/entrevistadores municipais do Cadastro Único de 24 municípios do Estado.

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira

anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br