19/12/2023 16h04 - Atualizado em 22/12/2023 12h40

Setades encerra ciclo de Capacitação de Formulários do Cadastro Único

Foto: Equipe GBTR

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) encerrou, na última sexta-feira (15), o ciclo de Capacitação de Formulários do Cadastro Único (Entrevistador). A formação aconteceu entre os meses de janeiro e dezembro deste ano. Ao todo, foram disponibilizadas 329 vagas, distribuídas em 12 turmas.

Coordenado pela Gerência de Benefícios e Transferência de Renda (GBTR), o curso foi ministrado por instrutores capacitados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visando a qualificar os técnicos municipais para atuarem como entrevistadores no preenchimento do formulário, sendo direcionado a coordenadores, entrevistadores e técnicos municipais do Cadastro Único de 59 municípios capixabas.

O Cadastro Único para Programas Sociais é o principal instrumento no âmbito das políticas públicas da Assistência Social, que concentra informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos
estados e os municípios para a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Portanto, é importante que o profissional que faz a conexão entre o público e os programas sociais a que se destinam seja qualificado. O entrevistador é quem faz essa conexão, atendendo, coletando e
inserindo as informações no sistema.

A capacitação também proporciona aos participantes novas experiências profissionais, troca de informações com outros técnicos envolvidos no Cadastro Único, valorização do currículo profissional, além de uma certificação de 32 horas, com validade em todo o território nacional. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda Santos).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br