18/03/2024 09h34

Saiba como se inserir no Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência (CADEF)

Foto: www.freepik.com

O Governo do Estado lançou o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo  (CADEF), iniciativa inédita no Brasil. O novo sistema tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência. O CADEF funcionará em duas frentes: cadastrando empresas que ofereçam vagas de emprego para o público específico, bem como as instituições que ofertam qualificação profissional.
 
 As pessoas interessadas em fazer parte do banco de dados do CADEF, poderão optar por duas alternativas: a primeira é pelo Acesso Cidadão, sistema do Governo do Estado voltado para quem utiliza os serviços ou participa de programas estaduais no território capixaba. Basta fazer o login no Acesso Cidadão, ir ao portal do CADEF, clicar no ícone “Pessoa Física” e preencher o cadastro. O link é o https://acessocidadao.es.gov.br/

Importante lembrar que as pessoas com deficiência que estejam interessadas em se cadastrar no CADEF, mas ainda não têm seu próprio login e senha, precisam primeiro se cadastrar no Acesso Cidadão.
 
 A segunda opção para se inserir no CADEF é ir até uma das nove agências estaduais do SINE (Sistema Nacional de Emprego). As equipes técnicas das agências estão preparadas para atender as pessoas interessadas. As agências estão localizadas nos municípios de Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia e São Mateus. Para saber os horários de atendimento e o endereço de cada agência, acesse: www.es.gov.br/sistema-nacional-de-emprego-geral-sine .
 

Proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e implementado pelo Governo do Estado, o novo sistema tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência. O CADEF funcionará em duas frentes: cadastrando empresas que ofereçam vagas de emprego para o público específico, bem como as instituições que ofertam qualificação profissional.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, as equipes técnicas das agências estarão preparadas para orientar e auxiliar no preenchimento dos dados cadastrais para o novo sistema, que será integrado ao operacional das agências. “A inclusão social é uma das bússolas que orientam as políticas públicas do nosso governo. O CADEF é a materialização do trabalho de diferentes órgãos, que busca ampliar o acesso à cidadania das pessoas com deficiência no Espírito Santo”, pontuou.
 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas / Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
anafreitas@setades.es.gov.br  / samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard