27/11/2023 15h48 - Atualizado em 27/11/2023 15h59

Doações de equipamentos reforçam o Programa Compra Direta de Alimentos em 66 municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a doação de equipamentos essenciais para a manutenção do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), nesta segunda-feira (27), no Centro de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em Cariacica.

O Compra Direta de Alimento (CDA) é uma iniciativa do Governo do Estado que consiste na aquisição de alimentos de forma direta da agricultura familiar e doação simultânea dos produtos adquiridos à rede socioassistencial e de segurança.

Durante uma das visitas técnicas, identificou-se uma fragilidade na rede de equipamentos utilizados pelos municípios. A ausência de itens essenciais foi notada em muitas localidades, comprometendo a eficiência na execução do programa e impulsionando a decisão de realizar as doações.

Compreendendo a situação enfrentada pelos municípios, o programa em parceria com a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, doaram os seguintes equipamentos:  2 Mesas Inox, 30 Caixas, 10 Paletes Plásticos, 1 Notebook, 1 Impressora, 1 Balança Digital, 1 Freezer de 500L.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, esteve presente na solenidade, e ressaltou a importância dos novos equipamentos: “A entrega desses kits tem como objetivo proporcionar maior autonomia às equipes gestoras do Programa CDA oferecendo condições ideais para a execução do programa. A expectativa é de que, com a estrutura adequada proporcionada pelos equipamentos doados, os municípios possam desenvolver e consolidar estratégias eficientes na superação da insegurança alimentar e nutricional.”

O Pastor Wesley Silva, líder da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Vitória, enfatizou a significativa missão de auxiliar o próximo. “Os programas de ajuda humanitária da nossa igreja têm como propósito impactar e enriquecer pessoa por pessoa, um a um. Dessa maneira singular, podemos alcançar e abençoar milhares de vidas”, disse

O prefeito do município de Laranja da Terra, Josafá Storch, esteve presente na solenidade e parabenizou a boa ação da entrega dos kits. “Quero expressar meus sinceros parabéns ao governador Renato Casagrande e à secretária Cyntia Grillo, pelo trabalho que têm feito a diferença na assistência social do Estado do Espirito Santo. Agradeço também a valiosa parceria da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias com o Governo. Estas ações, promovidas pelo Governo do Estado e suas colaborações, contribuem significativamente para a redução das desigualdades em nosso Espirito Santo”, pontuou.

Esta ação reforça o compromisso do programa em promover ações em prol da segurança alimentar, demonstrando a importância da parceria entre os órgãos públicos e entidades sociais para o fortalecimento das políticas sociais no estado do Espírito Santo.

Os municípios contemplados foram selecionados com base nos editais anteriores, que que executaram o CDA pelo menos uma vez até o último edital de 2022, sendo eles: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiracu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vitória.

(Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira

anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br