26/09/2016 14h16 - Atualizado em 26/09/2016 14h48

Artesanato capixaba ganha nova vitrine

A partir de novembro, o Espírito Santo contará com um novo espaço para divulgação da sua diversidade cultural por meio da loja “Artesanato Capixaba”. O espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Instituto Panela de Barro, o Shopping Vitória, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Setades irá selecionar artesãos, com suas respectivas produções, para a divulgação e comercialização de seus produtos artesanais. A subsecretária de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Lúcia Dornellas, explicou que serão disponibilizadas 128 oportunidades, buscando o rodízio e diversidade das peças em exposição.

“O artesanato, além de arte, é fonte de renda para muitos capixabas. Essa loja é uma oportunidade de ultrapassar fronteiras e, junto ao turismo, divulgar as belezas do Espírito Santo contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado. Além disso, vamos trabalhar com o rodízio, de modo que cada artesão selecionado exiba seu trabalho por três meses. Isso nos permite diversificar as peças e expor o trabalho de mais artesãos”, relatou Dornellas.

Poderão participar da seleção artesãos individuais que sejam maiores de 18 anos; cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade; ou ainda entidade representativa (associação, cooperativa etc.) que tenha sido legalmente constituída e esteja cadastrada no Sicab. As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (05) e os interessados devem preencher a ficha de inscrição presente no edital disponível no site da Setades: http://setades.es.gov.br/

Para finalizar a inscrição, o candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida para o email artesanato.feira@setades.es.gov.br ou entregá-la pessoalmente na sede da Setades, localizada na rua Dr. João Carlos de Souza, nº 107, 11º andar, Barro Vermelho, Vitória, de segunda à sexta, das 10h às 17 horas.

Dentre as tipologias das peças que serão expostas estão panela de barro, artesanato indígena, cerâmica, casacas, itens confeccionados de fios e tecido, massas ou chifres, ossos ou couro, vidro, reciclados, metal, frutos do mar, madeira ou fibras naturais; joias e bijuterias. A Classificação será de acordo com a curadoria e a definição de período de exposição será feita através de sorteio entre os selecionados. A previsão da Setades é de divulgar a lista definitiva dos selecionados no dia 20 de outubro. A inauguração da loja – que funcionará no 2º piso do Shopping Vitória – está agendada para o dia 02 de novembro. Além das peças de artesanato, o espaço contará com um balcão de atendimento para informações turísticas.

ArteSanto

Além da loja “Artesanato Capixaba”, outra oportunidade para conhecer ou adquirir os produtos artesanais capixabas é a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), que acontece entre os dias 29 de novembro a 04 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória.

A feira vai reunir os mais variados produtos como pedras e vidros, metais, papéis reciclados, cerâmica, madeira, osso, couro, borracha, plástico, fibras naturais e produtos do mar, galeria dos mestres, espaço decoração, além de apresentar um pouco da culinária capixaba, com produtos típicos e caseiros. O evento, coordenado pela Setades, conta com o apoio Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes) e do Programa do Artesanato Brasileiro.

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803