Artesanato

Lojas do Artesanato:

1- Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini - Santa Teresa:

A reforma e ampliação do espaço foi uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a Prefeitura de Santa Teresa, com o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Secretaria de Estado da Cultura (Setur). O local é um ponto de encontro de atividades culturais, exposições, divulgação e venda de produtos artesanais. O primeiro andar do imóvel conta com um espaço voltado à divulgação e venda de produtos artesanais e da agroindústria local. A gestão é da Associação de Produtores de Artesanato e Agroindustria de Santa Teresa - APROAAST.

O horário de funcionamento: todos os dias, das 08 às 17 horas, exceto: 01/01, páscoa, sexta-feira da Paixão e 25/12.

Endereço: Rua Ricardo Pasolini, 246 - Centro - Santa Teresa/ES

 

2- Artesanato Capixaba - Shopping Vitória:

A loja é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Panela de Barro, o Shopping Vitória, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No local, as pessoas encontram produtos de 128 artesãos selecionados pela Setades.

O horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados das 15 às 21 horas.

Endereço: Shopping Vitória, 2º Piso. Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória.

Carteira de Artesão

 

Para tirar a Carteira de Artesão ou renová-la é necessário fazer um Teste de Habilidade, que é marcado com a Gerência de Artesanato e Microcrédito.

O teste é aplicado na própria Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e deve ser agendado pelo tel 3636-6877. Técnicos da Gerência de Artesanato também vão até os municípios aplicar o Teste de Habilidade, desde que haja um grupo de mais de 15 pessoas interessadas. Prefeituras, associações e grupos produtivos podem solicitar o teste.

A Coordenação Estadual de Artesanato integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.

 

Documentos necessários:

Cópia do CPF

Cópia do RG

Comprovante de residência

01 Foto 3 X 4 recente

3 produtos de cada técnica que desenvolve (crochê, tricô, cerâmica, entalhe, etc)

01 produto que será iniciado ou finalizado no teste de cada técnica que desenvolve


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard