14/09/2016 14h26

Censo 2016: Sistema Único de Assistência Social passa por atualização

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário está realizando o Censo anual do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que fornece dados referentes a serviços e atividades prestados nas unidades de atendimento da assistência social.

Os primeiros a responderem ao questionário serão os coordenadores/responsáveis dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop).

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) cofinancia a rede estadual de Assistência, que conta com 145 Cras, 66 Creas e 04 Centros POP.

A subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Clarice Imperial, reforça que o Censo é uma importante base para conhecimento da rede da assistência, subsidiando a tomada de decisões, além de diagnosticar a atuação dos Conselhos de Assistência Social.

“É importante o preenchimento fidedigno pelos gestores para que o Ministério e a Setades possam acompanhar todas as unidades do Suas no nosso Estado. Além disso, é importante estar atento aos prazos, pois o Ministério alerta que o não preenchimento pode acarretar o bloqueio de recursos”, ressalta a subsecretária.

Para preencher o cadastro, os gestores devem acessar a página do Censo Suas 2016 (http://aplicacoes4.mds.gov.br/sagicenso/censosuas_2016/auth/index.php)  e usar o mesmo login e a mesma senha de acesso ao CadSuas.

Em caso de dúvidas, os responsáveis pelo preenchimento dos questionários podem entrar em contato com a Gerência de Gestão do Suas, pelo telefone (27) 3636-6852, ou com o MDSA, pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br. Para solucionar problemas relativos à senha de acesso é preciso contatar o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário pelo telefone 0800 707 2003.

Calendário do Censo Suas 2016

Questionários:

Cras - Abertura: 12 de setembro / Encerramento: 04 de novembro

Creas - Abertura: 12 de setembro / Encerramento: 04 de novembro

Centro Pop - Abertura: 12 de setembro / Encerramento: 04 de novembro

Centros de Convivência - Abertura: 26 de setembro / Encerramento: 18 de novembro

Centro Dia e Similares - Abertura: 26 de setembro / Encerramento: 18 de novembro

Conselhos Municipais e Estaduais - Abertura: 26 de setembro / Encerramento: 18 de novembro

Unidades de Acolhimento - Abertura: 3 de outubro / Encerramento: 2 de dezembro

Gestão Municipal e Estadual - Abertura: 17 de outubro  / Encerramento: 2 de dezembro

Período de Retificação: de 5 a 9 de dezembro de 2016

Informações à imprensa: